ANSIEDADE

O transtorno de ansiedade pode causar nervosismo, medo, apreensão e preocupações. Esses distúrbios afetam a forma como pensamos e nos comportamos, podendo manifestar sintomas físicos reais. Ansiedade severa pode ser extremamente debilitante e ter um sério impacto sobre o seu cotidiano.

Muitas vezes ficamos preocupados ou sentimos medo antes de enfrentar alguma situação desafiadora, por exemplo antes de um teste, exame ou uma entrevista. Esses sentimentos são facilmente justificáveis e considerados normais. A ansiedade é considerada um problema quando os sintomas afetam a capacidade de uma pessoa dormir por exemplo. De um modo geral o transtorno de ansiedade ocorre quando os sintomas são exagerados em relação ao que seria esperado em algumas situações.

TRATAMENTO PARA ANSIEDADE

A ansiedade pode ser tratada clinicamente através da terapia com acompanhamento psicológico. Algumas vezes o caminho de tratamento depende da causa da ansiedade. Muitas vezes os tratamentos para ansiedade devem ser através de uma combinação entre psicoterapia, terapia comportamental e medicamentos.

Em alguns casos, a ansiedade pode ser tratada em casa, sem supervisão de um médico ou psicólogo. No entanto, isto é limitado a situações em que a ansiedade é leve e a causa é identificado, podendo ser eliminado ou evitado. Existem vários exercícios e ações que são recomendadas para lidar com este tipo de ansiedade.

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Os transtornos de ansiedade podem ser classificados em vários tipos mais específicos. Os mais comuns são descritos abaixo.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é uma doença crônica caracterizada por uma ansiedade excessiva de longa duração e preocupações não específicas. Alguns sintomas são sentimentos de medo e preocupação com a saúde, dinheiro, família, trabalho ou escola, mas não existe de fato um motivo para sentir isso ou esses sentimentos são desproporcionais e exagerados.

Transtorno do Pânico é um tipo de ansiedade caracterizado por súbitos ataques de intenso terror e apreensão que leva a tremores, desorientação, tonturas, náuseas e dificuldade para respirar. Os ataques de pânico geralmente surgem de repente e o pico é após 10 minutos, mas pode durar horas. Transtornos de pânico geralmente ocorrem após experiências assustadoras ou de estresse prolongado, mas também podem ser espontâneo.

A fobia é um medo irracional de alguma situação ou objeto. Fobias são diferentes de Transtornos de ansiedade Generalizada porque uma fobia é um medo de algo específico, podendo identificar a situação ou objeto. O medo pode ser reconhecido como irracional ou desnecessário, mas a pessoa ainda assim é incapaz de controlar a ansiedade. Geralmente os estímulos para fobias podem ser tão variados como situações, animais.

Transtorno de Ansiedade Social é um tipo de fobia caracterizado por um medo de ser julgado negativamente por outras pessoas ou um medo de constrangimento público. Isso inclui medo de falar em público, medo do palco, medo da intimidade e um medo de humilhação. Este distúrbio pode levar as pessoas a evitar situações públicas e contato social, tornando impossível ter uma vida normal.

Transtorno de Ansiedade de Separação é caracterizada por crises de ansiedade quando nos separados de uma pessoa, coisa ou lugar que nos proporciona um sentimento de segurança. Podendo acontecer tanto em crianças como em adultos.

CONTROLAR A ANSIEDADE

Embora os transtornos de ansiedade não possam ser evitados, existem maneiras controlar ou diminuir os sintomas.

Recomendações para controlar a ansiedade incluem: reduzir ou eliminar a cafeína, chá, refrigerantes a base de cola e o consumo de chocolate; exercitar-se regularmente; comer alimentos saudáveis; manter um padrão regular de sono; buscar ajuda e apoio após alguma experiência traumática e evitar álcool, tabaco, maconha e drogas em geral.

CONTATO

Entre em contato conosco caso tenha dúvidas. Caso queira você pode agendar sua consulta através do formulário abaixo, deixe sua mensagem que algum dos nossos profissionais entrará em contato.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.