O QUE É PSIQUIATRIA

Psiquiatria é uma especialidade médica que cuida de transtornos relacionados a saúde mental, como depressão, ansiedade, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia, TDAH, entre diversos outros.

Os profissionais dessa área cursam a faculdade de Medicina por 6 anos e posteriormente fazem residência médica em Psiquiatria, que dura mais 3 anos.

Após os 9 anos de formação ainda podem cursar subespacialidades, como psiquiatria infantil, forense, psicogeriatria…

O QUE FAZ UM PSIQUIATRA

Psiquiatras são responsáveis por prevenir, diagnosticar e indicar o melhor tipo de tratamento ao transtorno mental.

Possuem capacitação para lidar com os diversos problemas relacionados a mente. São capazes de identificar transtornos clínicos ou efeitos de substâncias que podem se manifestar através do sofrimento mental e quando necessário, encaminham ao profissional adequado para tratamento específico.

Psiquiatras podem prescrever medicações, que tratam efetivamente diversas doenças. As vezes apenas as medicações já são suficientes para solucionar o problema. Mas nem tudo se resume a remédios, em alguns casos a combinação com psicoterapia é indicada, assim como outras técnicas complementares que serão orientadas individualmente. Terapia e medicação são formas de tratamento e uma não exclui a outra.

QUAL A DIFERENÇA DE UM PSIQUIATRA E UM PSICÓLOGO?

Ambos trabalham com saúde mental. A área de expertise deles é a mente humana e os caminhos relacionados ao comportamento e bem estar. Esses profissionais geralmente trabalham em conjunto, muitas vezes de forma complementar, colaborando para otimizar os resultados do tratamento e amenizar a dor do paciente.

Psicólogos são profissionais formados em faculdades de Psicologia, com duração de 5 anos. São habilitados a realizar acompanhamento psicológico (terapia e/ou análise) além de testes auxiliares ao diagnóstico (como avaliações neuropsicológicas ou de personalidade).

O objetivo de ambos é fornecer meios para que o paciente lide com os problemas que o afligem diariamente.

A abordagem pode se traduzir de maneiras diferentes, mas sempre com o mesmo objetivo, saúde mental. Psicólogos trabalham mais a parte comportamental, enquanto psiquiatras tem uma visão biológica e neuroquímica mais proeminente, além de prescreverem medicações.

TRABALHO EM EQUIPE

Ambos profissionais se complementam no processo de tratamento. Quando trabalham em equipe podem discutir alternativas, alinhar estratégias e trocar informações importantes para melhor atender a demanda do paciente.

QUANDO PROCURAR UM PSIQUIATRA?

Quando houver sofrimento clinicamente significativo e/ou quando houver incapacitação em alguma área da vida.

Sinais de sofrimento:

  • Impacto na pessoa acometida
  • Mudança do comportamento
  • Mudança no modo de agir ou viver

Sinais de incapacitação:

  • Dificuldades acadêmicas
  • Prejuízos profissionais
  • Problemas de relacionamento social ou familiar
  • Distúrbios em qualquer outra área importante da vida

Na maioria das vezes os sinais são visíveis, mas muitos ainda sofrem calados. Boa parte das pessoas se privam de cuidados especializados por medo, vergonha e preconceito. Nesses casos em que a pessoa doente não busca atendimento, cabe a família e amigos o estímulo ao primeiro contato, a oferta de ajuda e um caminho diferente para melhora da situação. Quando não existe esse cuidado o sofrimento perdura e a chance de piora é enorme.

CONTATO

Entre em contato conosco caso tenha dúvidas. Caso queira você pode agendar sua consulta através do formulário abaixo, deixe sua mensagem que algum dos nossos profissionais entrará em contato.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.