TERAPIA DE CASAL

A terapia de casal, também conhecida como conjugal, é uma forma de terapia e aconselhamento com objetivo de resolver os problemas que o casal não foi capaz de resolver sozinho e principalmente os problemas que o casal nem conseguiu reconhecer que existam.

Em geral construir uma vida a dois é compartilhar e estar em conexão com seu parceiro, mas o nível de exigência que o casamento do século 21 propõe talvez seja impossível de alcançar: como estar ao mesmo tempo com uma pessoa que seja sexy, companheira, competente, boa mãe ou pai, resiliente a stress, divertida e que te também te acalme?

Após a fase de paixão que tudo era perfeito surgem os problemas e as brigas… muitas vezes pior que as brigas, surge o silêncio entre o casal que pode ser o sinal definitivo de que os parceiros precisam de uma ajuda externa profissional.

A princípio se pensa em terapia de casal por causa de infidelidade ou brigas, mas existem diversos motivos para pedir ajuda a um profissional qualificado. Você deveria procurar uma terapia conjugal quando sentir que junto com o seu parceiro não consegue mais avançar, que ficou preso num ciclo tóxico que só piora a situação como por exemplo discussões e brigas sempre pelos mesmos motivos.

Terapia de Casal Funciona?

Muitos casais têm dúvidas se a terapia de casal realmente funciona, principalmente o homem que costuma ser mais resistente, mas não tenha dúvida, a terapia de casal funciona!

Segundo o Dr. Luiz Hanns, autor do livro A Equação do Casamento, os casais só começam a buscar a terapia após 6 anos iniciados os problemas no casamento, normalmente após entrarem em total colapso e exaustão afetiva conjugal.

Mas é preciso evitar que as insatisfações e brigas se tornem crônicas, quanto mais tempo os problemas permanecerem sem solução menor será a taxa de sucesso… por isso quanto antes iniciar o tratamento melhor.

Lembre-se que não é necessário a formalização do estado civil, o processo também é indicado até para namorados que já moram juntos e apresentam problemas de relacionamento.

Causas da Insatisfação

Do tédio até a exaustão por brigas sem fim… são inúmeros os motivos que podem causar os problemas conjugais, mas nem sempre os reais problemas são tão fáceis de identificar.

Para muitas mulheres não é a briga o problema, mas a maneira de brigar, por isso que é necessário identificar de maneira precisa o que mais aflige os parceiros.

Os principais problemas relatados costumam ser:

  • Tédio da relação e falta de visão de futuro
  • Cansados de tantas brigas e desavenças
  • A forma de brigar e se expressar
  • Fuga de responsabilidades
  • Silêncio em excesso
  • Sexualidade
  • Infidelidade
  • Outros

Como funciona a terapia?

O processo se inicia com uma avaliação do relacionamento através de reuniões conjuntas e se necessária individualizada, de maneira presencial e/ou online. Com um diagnóstico preliminar é montado um plano de atendimento e tratamento.

O tempo do tratamento varia muito pois cada caso é único, mas na média é de 24 sessões, sendo normalmente 1 sessão por semana por um período de 6 meses.

A terapia é realizada com a colaboração participativa do casal, as intervenções e técnicas ensinadas pelo psicólogo e as atividades concluídas entre as sessões.

CONTATO

Entre em contato conosco caso tenha dúvidas. Caso queira você pode agendar sua consulta através do formulário abaixo, deixe sua mensagem que algum dos nossos profissionais entrará em contato.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.