TERAPIA FAMILIAR

A terapia familiar tem como finalidade ajudar a dinâmica entre os membros da família, a melhorar a comunicação e resolver os conflitos.

É normalmente conduzida por um psicólogo, assistente social ou profissional da área da saúde devidamente capacitado.

A duração da terapia geralmente é de curto prazo, podendo incluir todos os membros da família ou apenas os mais afetados pelo conflito. O plano de tratamento é individualizado e vai depender da situação.

As consultas, que podem acontecer online, estimulam o desenvolvimento de habilidades, para aprofundar as relações familiares e superar momentos de estresse, os ensinamentos são duradouros e devem continuar em prática mesmo após a conclusão da intervenção.

POR QUE FAZER T.F.

Ajuda e fortalece os relacionamentos afetivos entre pais, cônjuges, filhos e outros membros da família.

Podem ser tratadas questões especificas como:

  • Problemas conjugais
  • Problemas financeiros
  • Conflitos com filhos
  • Uso e abuso de drogas
  • Doenças mentais

Pode ser feita em conjunto com qualquer outro tipo de terapia. Muitas vezes serve como instrumento complementar e não interrompe nenhum outro tratamento.

É uma ferramenta importante para lidar com estresse, dor, raiva ou conflito. Pode ajudar você e sua família a melhorar as relações e aproximar uns dos outros.

O QUE ESPERAR

Na terapia familiar se examina a capacidade da família em resolver problemas, expressar pensamentos e emoções.

Através de uma avaliação profissional, são exploradas as normas, valores e os papéis de cada um dentro da dinâmica familiar.

Dessa forma, o problema é identificado e então pode ser feita a intervenção, visando mudanças de comportamentos e padrões para melhorar o conflito. Auxilia na identificação dos pontos fortes da família (estimula como cuidar uns dos outros) e os pontos fracos (dificuldade de confiar nas pessoas e respeito de limites).

A terapia familiar identifica conflitos, proporciona ferramentas para gerenciá-los e devolve o equilíbrio a família. Guiado pelo terapeuta, você vai aprender novas formas de interagir e superar padrões disfuncionais, além de implementar mudanças positivas na forma de se relacionar com as pessoas.

FAMÍLIA SAUDÁVEL

Assim como não existem pessoas perfeitas, também não existe uma família ideal, porém podemos trabalhar para ter uma família funcional.

Características de uma família funcional:

  • A comunicação é fluente e os membros da família podem expressar livremente suas emoções sem medo de serem punidos ou não serem aceitos
  • Existem regras e regulamentos claros, mas flexíveis
  • Os membros da família sabem o que esperar e respeitam os limites dos outros
  • Seus membros são protegidos, mas não superprotegidos
  • O desenvolvimento e crescimento de cada um dos membros é incentivado
  • As diferenças são respeitadas

CONTATO

Entre em contato conosco caso tenha dúvidas. Caso queira você pode agendar sua consulta através do formulário abaixo, deixe sua mensagem que algum dos nossos profissionais entrará em contato.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.