O QUE É

O adoecimento que ocorre em algumas pessoas após serem vítimas de eventos muito intensos, como acidentes, desastres naturais, violências físicas, psicológicas ou sexuais. Testemunhar episódios de violência ou de alguma maneira traumáticos também pode gerar impactos que possibilitem o surgimento de TEPT.

Durante um evento traumático, o sistema nervoso central entra em estado de hiper reatividade e hipervigilância. Em pessoas que apresentam transtorno de estresse pós-traumático, o cérebro mantém essa atividade disfuncional, resultando uma variedade de sintomas e comportamentos que interferem em suas vidas cotidianas.

 

Teoricamente, qualquer pessoa pode ser vítima de TEPT, ainda que, de acordo com o centro americano de pesquisas sobre TEPT,  o número de casos seja de 7 a 8 pessoas a cada 100 que passem por um evento traumático.

 

Além disso, características sociais e demográficas, transtornos mentais pré existentes, funcionamento psicológico e mesmo a intensidade da exposição ao trauma são fatores de risco que podem possibilitar ou aumentar as chances de uma pessoa desenvolver TEPT.

SINTOMAS DE TEPT

Os sintomas de TEPT podem ser leves ou totalmente debilitantes, e podem atingir relacionamentos, causar problemas no trabalho, gerar episódios de ansiedade, depressão, raiva e isolamento. Em cerca de 50% dos casos, existe a associação com outros transtornos mentais, como depressão, TAG, e uso de substâncias.

Alguns sintomas podem ser identificados em pessoas que convivem com o transtorno, como, revisitação do momento do trauma, a partir de pesadelos com temas relacionados ao evento, flashbacks ou pensamentos assustadores sobre o trauma, tentativas de se evitar lugares, objetos e situações que possam trazer memórias do episódio, além da evasão ou da tentativa de evitar situações que lembram o ocorrido.

Em alguns casos, a evasão pode ter impactos na rotina da pessoa com TEPT. Por exemplo, uma pessoa que esteve envolvida em um acidente de carro pode passar a evitar dirigir ou mesmo utilizar veículos em seu dia a dia.

Dificuldade para dormir e irritabilidade são alguns sintomas de reatividade e hiper estimulação. Sensação de tensão constante, falta de apetite e de foco também. Além desses, dificuldade para relembrar momentos específicos do trauma, pensamentos negativos sobre si e/ou sobre o mundo, sentimentos de culpa e a perda de interesse em atividades outrora prazerosas são sintomas que podem surgir ou se intensificar com a manifestação desses sintomas. Os sintomas podem fazer com que as pessoas se sintam alienadas e distantes de familiares e pessoas queridas.

É importante salientar que a ocorrência de alguns sintomas não determina uma doença. Assim, é natural que alguns sintomas surjam em pessoas que experimentaram eventos traumáticos, e mesmo que eles durem por algumas semanas. Quando, por outro lado, eles são persistentes e passam a interferir negativamente em rotinas, gerando prejuízos e sofrimento para as pessoas, é necessário prestar atenção.
Isto quer dizer que nem todas as pessoas envolvidas em eventos extremos irão desenvolver o transtorno. Mas, o mais importante é salientar que existe tratamento para essa enfermidade.

TRATAMENTO

O tratamento do TEPT costuma acontecer com abordagem multidisciplinar, isto é, oferecendo cuidados por meio de terapias comportamentais, assim como o uso de medicamentos que impedem reações desproporcionais, como ataques de pânico, por exemplo.  Além dessas abordagens, também se recomenda que pessoas com TEPT busquem realizar atividades físicas e de ressocialização que tragam a sensação de segurança na sociedade, sempre com apoio médico e psicológico.

A atenção, empatia e conhecimento são fundamentais para desenvolver tratamentos eficazes, Na Baum, temos todas as ferramentas para ajudar a reconhecer e tratar os sintomas, devolvendo a qualidade de vida às pessoas que sofrem com o transtorno.

CONTATO

Entre em contato conosco caso tenha dúvidas. Caso queira você pode agendar sua consulta através do formulário abaixo, deixe sua mensagem que algum dos nossos profissionais entrará em contato.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.