Anticoncepcionais e Depressão

Recentemente foi publicado um artigo no The Journal of the American Medical Association (JAMA), uma das principais revistas científicas de medicina do mundo, que aborda a relação de hormônios utilizados para contracepção e depressão. (mais…)

Leia mais

Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC

Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é uma doença comum, crônica, na qual a pessoa não tem controle sobre pensamentos repetitivos (obsessão) e comportamentos (compulsões). A necessidade de repetir determinadas ações é continua e gera sofrimento ou traz prejuízos a vida da pessoa.

(mais…)

Leia mais

Doutor Google

Pesquisar os sintomas de uma doença, medicamentos ou recomendações associadas na internet pode ser uma prática extremamente perigosa para a saúde.

Utilizar esse recurso é, sem dúvida, mais confortável do que enfrentar filas no hospital ou marcar horário em um consultório médico, sem contar que é gratuito. Mas, será que é uma ferramenta efetiva? Segura? (mais…)

Leia mais

Terapia de Grupo para Mulheres

Hoje as mulheres alcançaram uma posição no mundo e nas dinâmicas em que estão inseridas de grande peso e importância.

Por conta disso se veem assoberbadas para tentar se manter na premissa básica de “ter que” preencher determinados critérios. E esse “ter que”, muitas vezes é uma exigência interna e não externa no sentido de provar a si mesma. (mais…)

Leia mais

Terapia Online

Já faz algum tempo que essa modalidade de atendimento vem crescendo no Brasil.

Os primeiros estudos de atendimento online no Brasil ocorreram no início dos anos 2000, com algumas restrições de número de sessões (no máximo 20). Hoje com a Resolução CFP 011/2018 a terapia online é amplamente aceita e difundida. (mais…)

Leia mais

Teleconsulta

Teleconsulta é o processo de prover cuidados relacionados à saúde a distância através de tecnologia, frequentemente usando videoconferência, também conhecido como atendimento online. A teleconsulta consiste na interação entre profissionais da saúde com pacientes. Atendimento psiquiatrico é um subtipo de teleconsulta, pode oferecer uma variedade de serviços como avaliações psiquiátricas, diagnóstico, elaboração de plano terapêutico, psicoeducação e gerenciamento de medicações. Atendimento psicológico, outro tipo de atendimento online, provê terapia online (individual, em grupo ou em família), manejo de crises e orientações de tratamento. (mais…)

Leia mais

Saúde Mental e Coronavírus

Uma doença viral nova, chamada Coronavírus 2019 (COVID-19) foi descoberta na China em dezembro do ano passado. Essa doença se espalha principalmente através de secreções respiratórias quando pessoas infectadas tossem ou espirram. O tempo médio para início de sintomas é de 5 dias, mas pode variar entre 2 e 14 dias. Pessoas em risco para COVID-19 são aquelas que estiveram em contato com infectados pelo período de 14 dias antes do aparecimento da doença ou após inicio de sintomas e diagnóstico. (mais…)

Leia mais

Mindfulness

Meditação por Mindfulness não descreve uma técnica única, mas sim um conjunto de práticas, adaptadas de tradições contemplativas budistas para um contexto atual, no qual o foco é a consciência da experiência mental sem distrações.
Mindfulness foi o termo inglês escolhido no século 19 para traduzir do Pali (lingua antiga indiana) o termo sati. Sati se refere a estabilidade mental que não permite que a atenção se perca em distrações. (mais…)

Leia mais

Transtorno relacionado a jogos de internet

Gaming Disorder

Jogos de internet são muito populares. Ao menos uma pessoa joga videogames em 2/3 das casas nos EUA, estamos falando de cerca de 160 milhões de pessoas, em estimativas recentes realizadas nesse país. Os jogos são os mais variados possíveis, conseguem prender a atenção do jogador facilmente em tramas ricas ou mesmo em atividades simples, que fazem com que os jogadores sejam absorvidos pelo mundo virtual.

(mais…)

Leia mais

Depressão e Inflamação

Um número crescente de estudos mostra a associação entre depressão e inflamação. As conexões são complexas e até o momento não são inteiramente conhecidas. A compreensão detalhada dessas comunicações é relevante para melhor tratarmos os pacientes que sofrem com essa doença, principalmente aqueles que são refratários ao tratamento convencional. (mais…)

Leia mais